Fatura de energia   terá aproximadamente aumento de  30% em 2019! Quer saber como economizar

Fatura de energia  terá aproximadamente aumento de  30% em 2019! Quer conferir como diminuir os custos em sua conta de luz, garantindo que não fique no vermelho no final no mês, investindo em outros projetos, como o sonho da casa própria?

A despesa com energia elétrica tem consumindo boa parte do orçamento da população brasileira.  Para não se tornar refém dos reajustes e valores exorbitantes, confira no post de hoje, dicas valiosas de como economizar na fatura de luz, garantindo que não fique no vermelho no final do mês.

Saber como economizar na conta de luz é fundamental! Ao longo dos anos de 2014 a 2017, os gastos com energia elétrica subiu mais de 30 %, e em 2019, o valor poderá subir mais 5 % de acordo com os reajustes já aprovados. Confira dicas de como economizar na conta de luz, conquiste um alívio nos orçamentos domésticos e invista em novos projetos como a conquista do sonho da casa própria.


 
Confira 8 dicas simples, porém significativas para diminuir o custo de sua conta de luz!



1. Entenda como anda seu consumo

 Antes de colocar qualquer dica em prática, é essencial compreender como anda o seu consumo. Para tanto, o recomendado é fazer uma auditoria para entender qual é o problema.

Imagine que você tenha feito a medição às 6 horas da manhã e, depois, às 8 horas da noite. Então, o gasto corresponderia a 14 horas do dia. Se foram gastos 15 quilowatts, o consumo médio será de 1 quilowatt por hora. Fazer esse acompanhamento todos os dias, por duas semanas, permite conhecer em quais dias há maior gasto.

Se quiser fazer um acompanhamento melhor, anote tudo o que foi usado ao longo do dia. Quando houver um pico de gasto, você conseguirá identificar qual equipamento tem consumido mais energia. Não é preciso realizar essa tarefa para sempre, já que nos primeiros dias você já vai conseguir descobrir o que pesa na sua conta.



2. Lâmpadas de LED

Depois de compreender como anda o consumo e se existe algum problema, é hora de colocar a mão na massa. Faça a troca das lâmpadas comuns pelas opções de LED. Elas são um pouco mais caras, mas garantem bastante economia. Além de aquecerem menos, gastam menos energia e duram mais. Sendo, portanto, um ótimo investimento!

É possível economizar cerca de 50 % no gasto com a iluminação. Dez lâmpadas de LED ligadas por 6 horas ao dia geram um consumo de 23 kWh, contra 50 kWh das comuns. Além disso, elas têm uma potência maior e iluminam mais, o que significa que é preciso usar menos lâmpadas num mesmo ambiente.



3. Desligue equipamentos eletrônicos sem uso

Muita gente tem o hábito de dormir com a televisão ligada, por exemplo. Mesmo que a ação pareça inofensiva, ela pesa bastante no fim do mês. Deixar a TV ligada por 6 horas durante a madrugada por 15 dias aumenta o consumo em 10 kWh.

O ideal é contar com recursos inteligentes. Mesmo que você goste do barulho do aparelho, é possível programar o timer. Esse recurso garante que o eletrodoméstico seja desligado no tempo certo sem que você tenha que acordar, por exemplo. O mesmo vale para outros aparelhos, como rádios, computadores e assim por diante.

Essas mudanças não prejudicam a qualidade de vida, mas garantem uma redução sensível no preço a pagar no final do mês!



4. Faça um bom uso da geladeira

A geladeira consome, em média, 50 ou 60 kWh por mês. Versões mais antigas, entretanto, podem utilizar até 150 kWh. Então, a primeira dica é ter um equipamento moderno para garantir a economia.

Além disso, é essencial usá-la corretamente. Verifique se todas as borrachas estão adequadas e não impeça a circulação de ar entre as prateleiras. Para favorecer a refrigeração, não a deixe encostada na parede ou sob o sol, nem use a parte de trás para secar roupas.

Para completar, evite colocar alimentos quentes ou ficar abrindo e fechando a porta toda hora, pois essas ações exigem mais do motor e, como resultado, aumentam o consumo de energia.



5. Iluminação natural

A iluminação natural é capaz de valorizar qualquer ambiente. Ela realça as escolhas de decoração e faz o imóvel parecer maior. Além de tudo, é gratuita.

Se você está investindo na construção de um imóvel, peça ao profissional responsável, dicas de como investir em ambientes mais iluminados pela luz natural. 

Ao diminuir o uso das lâmpadas de 6 para 4 horas é possível economizar, com cada uma, mais de 1 kWh ao mês. Pode parecer insignificante, mas fará diferença junto com as demais reduções que você implementar.



6. Limite o tempo e a temperatura do banho

Como o chuveiro também é considerado um dos grandes vilões, é preciso repensar o seu uso para gerar economia. Em primeiro lugar, reduza o tempo de banho. Além de diminuir o uso de água, é uma forma de tornar menor o gasto de energia. Diminuir o banho de 30 para 15 minutos leva a um abatimento de 25 a 40 kWh.

Além disso, o ideal é mudar a chave para a opção “verão”. Com uma temperatura mais baixa, o consumo também diminui, podendo ficar até 30 % menor. A simples troca da chave ajuda a gerar uma economia mensal média de 15 kWh com o tempo de banho reduzido.



7. Não deixe os equipamentos em standby

Pode parecer inofensivo deixar a TV ou o carregador plugado na tomada, mesmo quando o celular não está conectado a ele. Porém, essas ações geram um gasto desnecessário de energia. Afinal, aquela luz vermelha ou verde indica que aparelho consome eletricidade mesmo quando está desligado.

O melhor é evitar deixar os equipamentos em standby. Tire da tomada tudo o que não estiver sendo usado no momento — exceto a geladeira e o freezer. Com esse cuidado, além de pagar menos, você ainda consegue prolongar a vida útil dos equipamentos.



8. Tome cuidado com emendas nas tomadas

Muita gente acha que não existe nada de errado em conectar vários aparelhos em uma só tomada. Para isso, é bastante comum utilizar os adaptadores — às vezes, mais de um em um mesmo ponto.

Essa atitude, entretanto, deve ser evitada. Em primeiro lugar, trata-se de algo perigoso e que pode gerar um curto-circuito. Se a tomada sofrer uma sobrecarga com os aparelhos, toda a fiação pode ser prejudicada.

Além de tudo, essa é uma prática que favorece a fuga de corrente. Dependendo dos aparelhos que são conectados juntos, o ponto se torna um grande consumidor de energia elétrica. Então, o melhor é sempre respeitar o limite e, se possível, usar apenas um aparelho em cada tomada.

Gostou dessas dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a economizarem na fatura final e iniciar 2019 investindo em novos projetos!

   



Fale conosco